Nexus
**** Bem vindo ao fórum Nexus ****

Seja bem vindo e participe no fórum para ser um Membro VIP
Cumprimentos [Administrador] Ultimate

Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
DiogoR.
Administrador

Título : Para ser feliz tem de ser brincando Mensagens : 107

Configurando Suas Rates no Cs:S

em Ter Jun 23, 2015 4:58 pm
Configurando Suas Rates no Cs:S

Depois que eu configurei direitinho a parte de rates do meu CS:S eu percebi uma melhora significativa nos hits... HS principalmente... tinha hora que dava raiva, eu aqui com a certeza de q tinha atirado na testa do cara, até sangue tinha no cara, mas o sv dizia q NÃO, NÃO ACERTOU NADA!esclamação
Agora ainda acontece isso, mas bem menos... isso porque o netcode do CS:S falha muito na hora de registrar os hits, é verdade, mas uma boa configuração das rates pode diminuir bastante esse problema.

Vamus lá:

O que eu vou postar aqui é o resultado do que aprendi lendo vários tópicos em diversos fóruns e algumas coisas que eu aprendi enquanto testava essas configurações. Vamos la CVARS (Console VARiableS ou variáveis de console)

Rate
Tipo, rate deveria ser = a velocidade da sua conexão, em bytes... tipo... velox 300kbps? rate = 300000. Mas não é bem assim. Principalmente porque o CS:S nunca vai precisar te mandar tantos bytes assim em 1 segundo. Sem contar que em se tratando de ADSL, você nunca pega a velocidade nominal indicada.
Então qual seria o valor mais correto? Vamos fazer umas continhas... Se cada pacote enviado mede no máximo 256 bytes e você está rodando a 100 fps, ou seja, pedindo 100 pacotes por segundo, logo, a rate máxima necessária seria de 25600 (256 * 100 = 25600), 25000 pra arredondar.
Teoricamente, alguém que rode a 50 fps poderia baixar esse valor pra 12500 (12000) mas eu não aconselho baixar de 10000, qualquer que seja seu fps.

cl_updaterate e cl_cmdrate
cl_updaterate pode ser facilmente setada para o máximo de fps que você consegue no jogo... mesmo os que pegam mais do que 100 fps, normalmente limitam em 100 para ficar na mesma taxa de atualização do monitor, que normalmente é 100 na maioria das resoluções jogadas. Já cl_cmdrate não é bem assim, não... muitos colocam os dois em 100, mas isso é errado, cmdrate é dependente da tua taxa máxima de upload... portanto, se você tem velox 300/150, você pode enviar a no máximo 150kbps (18750 bytes por segundo), logo, setando cl_cmdrate em 100 (25600 bytes por segundo) você estará ultrapassando o limite da sua banda de upload, o que causará choke na conexão.
Nos meus testes, um cl_cmdrate de 50% do valor do cl_updaterate é suficiente para não causar choke, mas você pode ir aumentando esse valor aos poucos e checando o choke no net_graph pra ver se aumenta. Quando o choke passar de 0, você desce o valor do cl_cmdrate uns 5 pontos. Tenha em mente que toda vez q o cl_cmdrate for maior do que o fps, você terá choke. Pros que gostam de setar cmdrate em 10 ou 1 pra fingir q tem ping baixo, saibam q isso aumenta as chances dos seus hits não registrarem.

Outras configs importantes:

cl_smooth 0
o padrão é 1, e isso só é bom pra quem tem uma conexão e máquina dos sonhos... em todos os testes q eu fiz, o jogo apresentou mais performance de rede e de gráficos com o cl_smooth desativado. Sempre que desativar o cl_smooth, ative o cl_lagcomp_errorcheck, e vice-versa... nunca use os dois ligados ou os dois desligados, pois causará muitos erros de registro de hits.

cl_interp

Mexex no interp foi o que mais me ajudou a errar menos tiros. Pra quem joga em vários servidores diferentes, é bom deixar no valor padrão, 0.1 ou em 0.05 (o que eu uso normalmente), mas quem joga só em 1 servidor pode otimizar esse valor para ajudar no registro dos hits. Pra isso basta setar cl_interp = 1 / cmdrate real do servidor, que no caso da neoline, no net_channels eu recebo 33 pacotes por segundo, logo 1 / 33 = 0.03.
Mas vale um aviso... a maioria das pessoas não mexe nesse valor, deixando em 0.1 padrão, se você alterar o seu valor, as pessoas com interp maiores do que o seu aparecerão se teleportando na tela (quanto mais diferente o interp, mais feio o teleporte).
Se causar loss ou choke, vá aumentando o valor do interp até zerar os dois.

Um último comando: cl_cmdbackup.
Se você, olhando no net_graph 3, percebe que NUNCA tem loss, deixe o cl_cmdbackup em 0 (zero), se raramente acontece loss (meu caso), deixe em 1, e se acontece loss com frequência, deixe em 2. Isso faz com que pacotes de backup sejam enviados para o servidor, para evitar perda de dados (e consequente perda de hits).

Por fim, aqui vão as minhas configs de rede:

rate 25000
cl_updaterate 100
cl_cmdrate 70
cl_interp 0.05
cl_smooth 0
cl_lagcomp_errorcheck 1
cl_cmdbackup 1


Parte 2

As fórmulas tão todas implícitas no meu tópico , mas vou simplificar (generalizando):

1. RATE
Conexão 256kbps: rate entre 15000 e 20000
Conexão de 300kbps ou mais: rate entre 20000 e 25000 (mais que isso é exagero e desnecessário)

2. cl_updaterate
O ideal é um valor equivalente ao máximo de fps que seu PC te dá... tipo, se qdo vc tá com a cara na parede, num mapa leve, com 3 pessoas jogando vc tem 60 fps, deixa o cl_updaterate em 60.

3. cl_cmdrate
Deveria ser igual ao número de fps, mas desde que isso não ultrapasse a sua capacidade de upload, pra não causar choke (a linha engasga e os pacotes chegam atrasados). Pra calcular o cl_cmdrate máximo, transforme o seu upload máximo em bytes e divida por 256:
velox 300 tem 150kbps (150000 bits por segundo) de upload, logo:
150000 / 8 = 18750 bytes por segundo (8 bits = 1 byte )
18750 / 256 = 73
Então, 73 é o limite máximo do seu cl_cmdrate, mas este não deve ser usado, uns 20% a menos do que o máximo é o ideal, ficando entre 55 e 60. Lembrando que se vc perceber que está com choke (pelo net_graph 3), vá diminuindo de 5 em 5 esse valor até o choke zerar.

4. cl_interp
O ideal pra neoline é 0.03, pq o tickrate é 33 (1/tickrate), mas pra quem joga em vários servidores é bom deixar em 0.05 e pra quem não gostar de ver uns caras teleportando, deixa em 0.1 mesmo.

5. cl_cmdbackup
deixa em 0 (zero) e checa no net_graph 3 se não tem loss... se tiver loss, aumenta pra 1... se continuar com loss, aumenta pra 2, se continuar com loss, assina outra net.  (lembrando q CPU lenta tb causa loss)

6. uns parametros extras q são fixos:

cl_smooth 0
cl_lagcomp_errorcheck 1


ou

cl_smooth 1
cl_lagcomp_errorcheck 0


lembrando que tem adicionar as rates no arquivo autoexec.cfg,se não exitir cria um em blocos de notas. 
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum